Você passa horas pesquisando no Pinterest, encontra um monte de referência linda de como gostaria que sua casa fosse, e daí é paralisado pelo medo de experimentar! Será que vai dar certo? Será que funciona na minha casa? Mas e se ficar horrível? Calma que eu vou te ajudar a encontrar um caminho de risco um pouco mais confortável! Vem comigo!

Primeiramente, é importante que você se liberte do pensamento de que tudo é para sempre. Se enjoar, pinta, troca o tecido, muda de lugar, enfim, o importante é estar aberto a experimentar. Se nós estamos em constante mudança e evolução, porque a nossa decor deve ser estática? Não, ela não é! A casa é um organismo vivo, que muda e evolui junto com os moradores. Encarar essa dinâmica na decoração com leveza, pode deixar tudo mais divertido e trazer aquela sensação de casa nova de tempos em tempos. 

Imagem de referência via @pixabayfree

Mas e o custo de toda essa experimentação, você pode pensar! E eu te digo, que tal desenvolver um pouco de habilidades manuais!? O youtube está cheio de canais com maravilhosas dicas de DIY para você pôr a mão na massa e transformar a sua decor, vou deixar aqui os meus preferidos. Isso vai reduzir muito o custo das suas transformações, além de ser uma verdadeira ferramenta de empoderamento, nada melhor do que autonomia minha gente!!!!

Um vez que você está aberto a experimentar e a pôr a mão na massa, meio caminho já foi feito, agora é hora da ação, e eu preparei 5 dicas para te ajudar a desbravar o caminho da experimentação:

  1. A disposição dos móveis, ou o que chamamos de layout, é um ótimo jeito de começar a trilhar o seu caminho de experimentação no universo decor. Teste diferentes posições para os móveis e sinta o fluxo, perceba como a dinâmica da sua família flui pelo espaço. Observe como a logística do dia a dia funciona melhor, como a estética daquela distribuição te afeta e como a casa está te ajudando, ou não, a ter dias mais agradáveis. É simples, e sem custo, só empurrar o sofá para lá, a poltrona para cá, a mesa do outro lado. Testou por pelo menos 2 dias e não funcionou, muda tudo outra vez!
  1. A cor é outro maravilhoso caminho de experimentação. Crie uma paleta de cores para que todos os móveis e objetos girem em torno dela. Com uma paleta de cores definidas, fica mais fácil experimentar novas peças e/ou lugares para peças antigas. A paleta vai garantir a harmonia, o que te dá muito mais flexibilidade de experimentação sem comprometer o visual de uma maneira geral. Distribua as cores por todo o espaço, é importante que as cores da paleta estejam presentes em lugares espalhados no ambiente, assim a harmonia permeia o cômodo, construindo um diálogo fluido na decoração. Acredite, um mundo além dos neutros é muito mais divertido e inspirador!

Imagens de referência via @pinterest

  1. A decor mora nos detalhes, então os objetos de decoração são um excelente campo de experimentação. Arrisque-se com almofadas, vasos, mantas, quadros ousados e impactantes. Esses objetos são ótimas formas para você experimentar sem medo, pois são peças menores, com menor custo de aquisição, e por isso ampliam o horizonte de tentativa e erro.

Imagens de referência via @pinterest

  1. Evite o combinandinho, a poltrona não precisa ser do mesmo modelo do sofá, nem da mesma cor. Peças diferentes constroem uma decor mais criativa e original. A sua casa de família não cabe num catálogo de uma loja, então evite comprar tudo no mesmo lugar!
  1. Um boa iluminação pode mudar tudo! Aposte em peças soltas, que possam mudar de lugar e criar climas variados em diferentes cantos da casa! Uma luminária de piso ousada pode ser uma maravilhosa peça de destaque na sua decor! 

Imagens de referência via @pinterest

Enfim, para experimentar com o mais assertividade, mantenha sempre o foco na harmonia. Retomando o nosso conceito de que equilíbrio é ordem e harmonia é diálogo, uma boa decor propõe o diálogo, por isso, harmonia é palavra chave no seu caminho de experimentação. Tenho certeza que com essas 5 dicas você vai derrubar o medo de experimentar, afinal tudo é mutável e passageiro, e é hora de aproveitar o tempo maior em casa para transformá-la em nosso grande oasis inspiracional!

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam vencer o medo de experimentar na decor. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s