Como anda a sua relação com os cuidados com a casa!? Em tempos de pandemia, estamos todos passando mais tempo em casa e, na maioria dos casos, perdemos aquela ajuda externa no processo de limpeza e manutenção. Com isso, acabamos observando com mais cuidado quais as áreas com maior demanda, que materiais são mais problemáticos e mais difíceis de manter, enfim, estamos lidando com o que eu chamo de “ginástica da casa”. Por isso, essa semana vou te passar algumas dicas para facilitar o seu processo de manutenção doméstica, vem comigo!

Tudo começa com uma boa compreensão de cenário! É importante entender os espaços da casa e quais as demandas de manutenção para cada material. Comece pela maior superfície, o piso. Em pisos de madeira, a manutenção deve ser feita 1x ao ano, com um óleo vegetal natural, como o de linhaça. Evite ceras, pois elas não hidratam a madeira, apenas criam camadas sobre o piso. Se o seu piso é de cerâmica e/ou porcelanato, ou ainda laminado e/ou vinílico não há necessidade de manutenção.

Imagens de referência via @pinterest

Janelas e portas são pontos de atenção, pois são superfícies em constante contato com sol e chuva. Se você tem janelas e portas de madeira, hidratá-las com óleo vegetal natural 1x ao ano vai mantê-las resistentes e bonitas. Mas se forem peças de alumínio ou PVC, uma limpeza anual dos trilhos, e hidratação das ferragens com vaselina é o indicado.

Imagens de referência via @pinterest

Se você mora em uma casa, vai ter que incluir cuidados com calhas, telhas e caixas d’água no seu cronograma anual. É importante realizar limpeza e revisão desses itens ao menos 1x ao ano.

Imagens de referência via @pinterest

As bancadas da cozinha, banheiro e soleira das portas são de pedra natural como mármore ou granito!? Sim! Então precisa renovar a impermeabilização a cada 2 anos. Muito simples de ser feito, você mesmo pode fazer, limpe e seque bem a superfície e aplique um impermeabilizante apropriado com um rolinho de espuma. A maioria dos fabricantes tem indicações claras nas embalagens, siga a orientação que não tem erro!

Imagens de referência via @pinterest

Mas se sua casa é mais rústica, e o piso é de ladrilho hidráulico e as bancadas de cimento queimado, não se engane, essas são superfícies porosas, precisam de manutenção. Uma renovação do impermeabilizante se faz necessária há cada 2 anos, ao menos!

Imagens de referência via @pinterest 

Tendo um lindo jardim, ou apenas plantas em vasos, é preciso cuidar da manutenção deles. Ter um jardineiro para poda e adubo a cada 6 meses é importante, pois vai manter as plantas com os nutrientes adequados para encontrar a sua melhor versão!

Imagens de referência via @pinterest

Enfim, fazer essa ginástica de manutenção da casa pode ser trabalhoso, mas cuidando de todos esses pontos no período certo você vai tratar das questões de maneira preventiva, evitando assim possíveis problemas maiores. É cuidando bem da casa, que a casa vai sempre cuidar da sua família, acolhendo-a com afeto!

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam garantir uma ginástica saudável no cuidado com a casa. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Em breve, curso on line “Uma Casa de Família”, para mais informações acesse https://umacasadefamilia.com.br/

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s