A indústria da construção vem ampliando cada vez mais as áreas sociais das residências, e reduzindo os espaços íntimos. Banheiros e quartos estão cada vez menores, enquanto que as salas só crescem. Mas a pandemia que estamos vivendo tende a trazer uma mudança significativa neste conceito. Uma vez que as pessoas estão e continuarão passando mais tempo em casa, os espaços terão que atender às novas demandas de home office, limpeza e contato com a natureza e o mundo exterior.

Por isso, te proponho a pensar em qual é o melhor uso do espaço para a sua família, com a dinâmica que funciona melhor para vocês. Sim, integrar espaços como cozinha e sala, ou varanda e sala tem inúmeras vantagens, mas isso funciona para vocês!? Pensando nisso, é importante desenhar a dinâmica de atividades da sua família, para a partir daí estabelecer o melhor plano de decoração para a sua casa de família. Dá uma olhada nessa planta em que os clientes abriram mão de uma sala de refeições formal para abrigar uma área de brincar, e onde criamos um cantinho com porta para garantir um home office sem participação infantil.

Imagem 3D de projeto autoral @acasaquevcsonhou

Outro bom exemplo são essas varandas quase quintais. O uso de plantas, mobiliário rústico e redes são alguns elementos capazes de trazer o externo para o interno, garantindo que a sua família tenha uma maior integração com a natureza, mesmo em tempos de reclusão.

Imagens de referência via @pinterest

Um casa verdadeiramente funcional é aquela que é pensada a partir das atividades e não dos cômodos. Ao planejar a casa dos sonhos para a sua família, não pense em quarto, cozinha, sala; e sim no dormir, brincar, trabalhar, relaxar, e acrescente qual a sensação que você quer ter aliada a cada função. Foi o que fizemos nesta cozinha, ela foi desenhada para receber e integrar a família, e não com o foco na preparação e armazenagem dos alimentos em si. Veja como esse projeto promove a diálogo entre as pessoas em diferentes pontos, quem está sentado pode conversar com quem está cozinhando, por exemplo.

Imagem 3D de projeto autoral @acasaquevcsonhou

Enfim, funcionalidade é um conceito flexível, uma vez que a dinâmica de uso do espaço e atividade da sua família é específica. Por isso reflita sobre o que é ter uma casa de família verdadeiramente funcional, para então poder encontrar a sua melhor versão de casa de família.

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam encontrar a verdadeira expressão de funcionalidade. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Em breve, curso on line “Uma Casa de Família”, para mais informações acesse https://umacasadefamilia.com.br/

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s