Você já ouviu falar em ‘instagramabilidade’? Não!? Instagramabilidade é um termo extraído do instagram e traduz a capacidade que um espaço tem de gerar vontade de ser experimentado e compartilhado através das redes sociais. Esse conceito vem crescendo muito nos espaços comerciais e eventos, pois amplia o potencial de mídia espontânea e viralização das marcas. Muitos eventos e lojas já constroem cenários próprios para as pessoas tirarem fotos e postarem nas redes sociais. O “Ice Cream Museum”, em São Francisco, e a loja da Pantys, em São Paulo, são exemplos claros da aplicação desse conceito.

Fotos via https://www.museumoficecream.com/san-francisco e via https://www.pantys.com.br/blogs/pantys/nova-loja-pantys-3

OK, fazer ambientes bonitos ou diferentes, e acima de tudo fotogênicos, favorece a interação e o compartilhamento, que são ótimos temperos para os negócios. Mas você já pensou em aplicar esse conceito na sua casa!? Afinal, ela é o cenário da sua vida em família, e ter ambientes que favoreçam lindos registros pode ser um grande aliado na construção de memórias.

Cenografia é a arte de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos, que nada mais são que retratos da vida. Ou seja, a sua casa é o grande cenário do cotidiano em família, por isso ter espaços construídos para render boas fotos, pode ser uma boa ferramenta de registro daqueles lindos momentos que você não quer esquecer. Então, te proponho a pensar na sua decor como um aliado na construção dessas memórias, e separei 10 dicas especiais para você construir a sua versão de instagramabilidade do dia a dia:

1) Expressão de personalidade pelas paredes: não adianta você ter aquele papel de parede botânico que tá na moda, se isso não representa a essência da sua família. Preencha as paredes de memórias. Fotos de viagem, pratos decorados, paninhos de copa herdados da avó, um bilhete romântico, um postal recebido, tudo isso podem compor uma linda parede galeria que funciona como um maravilhoso fundo para fotos aleatórias.

Imagens de referência via @pinterest

2) Enquadramentos e ângulos: estamos falando de fotogenia, e por isso é importante estar atento aos enquadramentos e ângulos. Para escolher o melhor lugar para os objetos de decoração, imagine um quadro fotográfico e veja o que compõe bem naquele recorte

Imagens de referência via @pinterest

3) Camadas: uma boa decoração é construída em camadas, e para ambientes instagramáveis não é diferente. Use texturas diferentes, formas e proporções variadas, e cores harmônicas para tornar a imagem final mais interessante.

Imagens de referência via @pinterest

4) Plantas: o jeito mais prático, barato e rápido de resolver a sua decor, é com plantas. Elas trazem textura, vida, cor e alegria para a decor. Uma bela composição de plantas, a famosa urban jungle, pode compor lindas e simples imagens feitas nos cuidados diários da casa!

Imagens de referência via @pinterest

5) Espelhos: Os espelhos são grandes parceiros na hora da fazer uma boa foto. Eles ajudam na iluminação e transmitem de forma indireta o ambiente ao seu redor. Para trazer movimento e renovação constante, você pode optar por peças soltas que podem transitar pela casa. Explore diferentes formas, acabamentos e molduras, como nas referências abaixo.

Imagens de referência via @pinterest

6) Contraste: o contraste é o maior aliado da fotografia. Preto e branco, luz e sombra, são elementos muito utilizados para destacar objetos e/ou pessoas. Para ter espaços estrategicamente pensados para boas fotos, o contraste é a base do sucesso. Dá uma olhada nesse cantinhos de puro contraste

Imagens de referência via @pinterest

7) Móveis soltos: apostar em um mobiliário solto pode ser uma boa ideia, principalmente para aquelas pessoas que gostam de constante renovação. Com peças soltas você pode construir novos cenários para diferentes momentos da vida! Dá uma olhadinha nessas ideias…

Imagens de referência via @pinterest

8) Peça de impacto: uma peça com alto impacto faz uma boa foto! Um tapete incrível, uma parede artística ou uma planta bem volumosa já garantem a instagramabilidade do ambiente.

Imagens de referência via @pinterest

9) Decor divertida: itens divertidos, que provocam sorrisos, são sempre bons aliados para a decoração como um todo, e para promover instagramaibilidade também. Pequenos detalhes fotos e engraçados podem render registros muito espontâneos e naturais.

Imagens de referência via @pinterest

10) Iluminação: luz é tudo ou quase tudo! A luz é capaz de enaltecer preciosidades, estabelecer clima, e preencher espaços. Aquela linda luz natural que entra pela janela do quarto logo pela manhã, ou cordões de luz pendurados no teto ou paredes podem compor lindas imagens dignas de registro e compartilhamento.

Imagens de referência via @pinterest

Então, que tal olhar para a sua decor como uma aliada na construção de lindas memórias!? Eu te proponho a exercitar o olhar para qualquer cantinho da sua casa, pensando em como transformá-lo com esse conceito de ‘instagramabilidade do dia a dia’. Eu vou fazer esse exercício, e essa semana postarei diariamente nos stories do @acasaquevcsonhou, fotos da minha ‘instagramabilidade do dia a dia’. Me segue lá para conferir!

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam usar melhor a casa no registro das memórias em família. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Em breve, curso on line “Uma Casa de Família”, para mais informações acesse https://umacasadefamilia.com.br/

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s