O ser humano está em constante revolução, mudando, evoluindo e ampliando seus horizontes e descobertas, e a casa é um reflexo dessa mudança. Para ser uma perfeita expressão da sua personalidade, e o seu lugar de renovação e acolhimento, a casa será sempre um projeto em transformação. Por isso é importante desapegar-se da ideia de conclusão, e abraçar o processo como uma etapa divertida de autoconhecimento. A casa nunca está pronta, porque você também não está! Com base nesse pensamento, eu trouxe um cronograma das principais transições que enfrentamos no ciclo da vida, que vai nortear o seu planejamento decor. Ou seja, uma forma de te fazer pensar quais os melhores momentos para colocar todos os planos de decoração em ação! Vem comigo!!!!

Quando um bebê é concebido, a família entra na fase ninho, onde todo o entorno passa a ser preparado para a chegada desse pequeno, e isso é lindamente expresso através da decoração do quarto e enxoval do bebê. Nesse momento a decoração é feita para os pais, uma vez que o bebê ainda não expressa preferência. O projeto tem foco na funcionalidade adequada às demandas que um bebê traz, e funciona como uma maneira de expressar criativamente todo o amor que essa família em formação tem para oferecer ao pequeno. É uma das fases mais prazerosas de uma gravidez!

Imagens de referência via @pinterest

Com a chegada e crescimento do pequeno, as demandas sofrem grandes transformações, e é aí que entramos na fase ninho adaptado. Com cerca de 2 anos, o bebê já anda e precisa explorar o universo por si mesmo, por isso migrar de um berço para uma cama baixa, deixar os brinquedos à mão e usar cores estimulantes são importantes elementos para agregar na decoração. Ainda não há necessidade de uma transformação completa, adaptações ao espaço inicialmente projetado já conseguem atender essa necessidade.

Imagens de referência via @pinterest

Com cerca de 3 anos, o bebê passa definitivamente ao estágio de criança, com isso vêm a expressão de preferências e uma grande autonomia sobre o próprio corpo. Nesse momento, entramos na fase outro ser, onde a decoração já deve ser pensada dentro das preferências estéticas e necessidades desse pequeno. Ainda vê-se grande influência dos pais, mas não mais construído somente sob a ótica deles.

Imagens de referência via @pinterest

Aos 6 anos, temos o final da primeira infância, e com isso a expressão mais clara de indivíduo, com personalidade e preferências mais aparentes, por isso é um ótimo momento para construir uma decoração que o abrace e represente. Expandir a sua participação estética para além do quarto, é uma ótima forma de integrá-lo à casa como meio de expressão da identidade de toda a família. Peça sua opinião em possíveis mudanças na sala ou cozinha, pergunte como os espaços seriam mais interessantes para ele enquanto indivíduo com pensamento próprio.

Imagens de referência via @pinterest

Aos 12 anos nos deparamos com a adolescência, uma fase turbulenta e delicada, onde o social floresce, e a decoração pode se tornar uma ótima ferramenta de expressão e pertencimento, por isso eu chamo essa fase de florescer. O adolescente volta-se para o quarto como seu ninho, o mesmo ninho que seus pais construíram para ele no nascimento, agora é um ninho que ele mesmo transforma. Por isso é um bom momento para desenvolver um projeto totalmente personalizado para as escolhas e necessidades do adolescente, com espaço para receber amigos e promover uma expressão sobre as experimentações que ele está vivenciando.

Projeto autoral e imagens de referência via @pinterest

Com o passar do tempo, o indivíduo torna-se um jovem adulto, e la pelos 21 anos é preciso romper o ciclo da adolescência, e uma mudança na decoração é uma ótima forma de promover esse rompimento. Se ainda residir com seus pais, uma transformação no quarto, o desenvolvimento de um cantinho próprio de estudos e trabalho na sala, ou a transformação daquele banheiro spa tão sonhado podem ser ferramentas de expressão para essa mudança. Se já estiver partindo para seu primeiro lar solo, é o momento para experimentar estilos e desenvolver novas habilidades no cuidado e manutenção do lar.

Imagens de referência via @pinterest

A partir da fase de jovem adulto, temos caminhos diversificados, alguns seguem para sua morada com um parceiro ou parceira, outros já decidem constituir um lar de família, e todas são fases onde a decoração é uma ótima ferramenta para expressar criativamente o seu processo transitório. 

Uma vez passadas essas etapas, dá-se o ingresso a uma vida adulta estabelecida, mas isso não significa o fim das mudanças. Continuamos em transformação até o fim da vida, e por isso, a casa muda conosco constantemente. De uma maneira geral, a necessidade de mudança aparece de acordo com os acontecimentos da vida de cada um, mas é possível observar um senso comum de transformação decor a cada 2 anos. Portanto, se você é um planejador organizado, pode programar, criativa e orçamentariamente, sua decoração para mudanças pontuais ou intensas a cada 2 anos. Dá uma olhada nesse cronograma que desenhamos, para facilitar a sua organização no planejamento de decoração familiar. Lembre-se, construir uma casa de família, que seja realmente para a família, passa por integrar todos os membros desta, respeitando seus momentos de expressão dentro do ciclo da vida.

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam planejar a decoração com base das fases do ciclo da vida. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Em breve, curso on line “Uma Casa de Família”, para mais informações acesse https://umacasadefamilia.com.br/

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s