Em tempos de pandemia, vivendo em isolamento social, onde a casa vem sendo usada como nunca, isso pode trazer um cenário de dominação total dos brinquedos! Mas calma, que essa semana vou te ajudar com alguns caminhos para estabelecer um melhor convívio entre os objetos adultos e infantis no seu lar! Fica comigo!!!

Uma casa com crianças é uma casa alegre, com muita vida e energia, mas, junto com as crianças, chega um volume imenso de brinquedos e objetos infantis de uma forma geral! Quando nasce uma família, a demanda infantil toma conta dos dias e do espaço dos adultos, mas, depois de um tempo, esses adultos sentem a necessidade de fugir da estética infantil de cores primárias e formas fofas! Mas é aí onde nos deparamos com um grande desafio do morar! Como encontrar equilíbrio entre a demanda das crianças e dos adultos numa casa? E eu te respondo, esquecendo o conceito de equilíbrio e apostando no conceito de harmonia

Eu não acredito em uma casa extremamente segmentada, onde crianças brincam em seus quartos e não entram na cozinha. Eu defendo que o morar é um sonho que se sonha junto, e portanto os espaços devem ser pensados para o uso coletivo. Uma sala onde crianças possam brincar e pais possam conversar ou tomar um vinho. Uma cozinha onde as crianças podem ajudar no preparo dos alimentos, ou promover brincadeiras enquanto os adultos cozinham. Banheiros onde o banho seja um momento de relaxamento e diversão familiar, com brinquedos e cosméticos coexistindo lado a lado! Enfim, uma verdadeira casa para a família!

Imagens de referência via @pinterest

Mas isso só é possível com organização e boa dose de desapego! Segmentar, é um caminho, mas dentro de um mesmo cômodo é possível ter mini segmentações. Uma sala com um cantinho de brincar; uma cozinha com uma lousa para desenhar; uma cesta com brinquedos no banheiro! Dá uma olhada nesse projeto do AP Vergueiro, uma família formada por um casal com um pequeno de 3 anos e um bebê a caminho!

Imagens 3D de projeto autoral @acasaquevcsonhou

Nesse projeto, essa família abriu mão do espaço onde seria uma área de refeições formal, para acomodar um espaço de brincar para seus filhos. Neste local as crianças podem brincar e desenhar, enquanto seus pais conversam no sofá, ou preparam alimentos na cozinha. A melhor concepção de um espaço integrado, uma verdadeira casa para a família! Isso só é possível porque houve desapego da estrutura formal de refeição; e porque há organização com espaço para guardar os brinquedos após o uso, evitando assim a dominação dos objetos infantis por todo o cômodo.

Além de integração, um bom caminho para conter o ataque dos brinquedos é o cuidado com o mobiliário. Espaços bem pensados para armazenar brinquedos, com fácil acesso para que as próprias crianças possam pegar e guardar as peças são bons aliados nesse processo. No projeto do AP Vergueiro uma solução simples de estante com cremalheira e cestos de palha resolvem a questão. Outra opção é usar caixas plásticas dispostas em nichos de madeira, como no projeto abaixo, bem simples e no modelo faça você mesmo. Esse projeto com detalhamento técnico está disponível para download, basta clicar aqui.

peça completa

Imagens 3D de design autoral @acasaquevcsonhou

Outro ponto de atenção é a escolha dos acabamentos. O universo infantil de uma maneira geral, usa muitas cores primárias, mas já há no mercado algumas linhas de brinquedos e objetos com cores e texturas mais naturais. Essas cores e texturas tendem a harmonizar melhor com outras escolhas feitas para a decoração adulta. Vejam essas referências infantis mais neutras.

Imagens de referência via @pinterest

Enfim, se você está lidando com o ataque dos brinquedos, busque aliar-se a criança nesse processo, para encontrar um caminho que harmonize a demanda de todos. Como em um processo natural e democrático, todos terão que ceder um pouco, mas no fim desse arco íris você encontrará uma riqueza inestimável, uma casa de família e para a família!

Gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam lidar com o ataque dos brinquedos. Não gostou, deixe aqui o seu comentário também, vou adorar conversar sobre o seu ponto de vista!

Em breve, curso on line “Uma Casa de Família”, para mais informações clique aqui.

Beijos e até a próxima!!! :***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s